como fazer

Como comprar no Mercado Livre?

domingo, maio 04, 2014

Camila Cassiano, a mesma essência

Me arrisquei poucas vezes a comprar pela internet e mesmo assim, só depois de ter ótimas referências do link, nunca me decepcionei (meu próximo objetivo é fazer uma compra internacional, mas, por enquanto não estou podendo $$). O caso é que depois que fiz um cadastro no PayPal, eu perdi um pouco o receio. 

PayPal é uma forma segura de comprar (e vender) online, ele serve como intermediário da compra, sem que você precise fornecer seus dados diretamente para a empresa. (Para saber mais, clique aqui).
Já comprei em alguns sites de nome, mas no dia 30/04/2014 me arrisquei a comprar no Mercado Livre, que é um site onde diversos vendedores anunciam, e aí pode ser confiável - ou não. O produto chegou três dias depois, num sábado (sendo que o prazo era de nove dias úteis e tinha feriado e final de semana no meio), com tudo certo e eu não precisei nem conversar com o comprador, a compra foi super tranquila!

Por isso, decidi vir aqui contar a minha experiência e dar dicas de como fazer uma boa compra por lá! (Lembrando que isso não é um guia de como comprar no site, nem publieditorial, nem nada muito completo, afinal eu só comprei no site uma vez).

Dica #1 - Prefira um vendedor confiável à um barato: Só compre com vendedores que tenham acima de 98% de recomendação. Há vendedores bons com menos que isso? Sim, mas é melhor não se arriscar, porque se ele falhou com pessoas o suficiente para não receber acima de 98% de recomendação, quem garante que ele também não vai falhar com você? Eu sou exigente quando se trata de dinheiro, e a minha compra foi GRANDE ($$$), então eu não queria comprar com o mais barato e sim com o mais confiável, claro que o preço também é importante, mas lembre-se: quando a esmola é demais, o santo desconfia! 

Dica #2 - Considere os números: Leve em consideração o número de vendas concretizadas, a qualificação que o próprio Mercado Livre dá à ele e o tempo que ele tem de venda no site, essas são informações importantes, que garantem que ele é realmente um bom vendedor. O vendedor que eu comprei tem quase 1000 vendas concretizadas, mais de um ano no Mercado Livre e a qualificação dele no site é a seguinte: "Excelente vendedor, é um dos melhores do site!". 

Dica #3 - Leia TODOS os comentários dos compradores: Na minha opinião, essa é a dica mais importante, pois eu quase comprei com outro vendedor, porque ele tinha números bons e boa recomendação (e um preço melhor), mas quando li os comentários descobri que ele não emitia nota fiscal e tinha algumas reclamações enquanto à isso, achei estranho e decidi comprar com um vendedor um pouco mais caro, mas que não tinha NENHUM comentário negativo, nenhumzinho mesmo! De que vale pagar cem reais mais barato e  ter algum problema e tal? 

Dica #4 - Prefira comprar pelo MercadoPago: o MercadoPago é um intermediário da compra, assim como o PayPal que eu citei lá em cima, então, não precisa de explicações né? 

Dica #5 - Faça perguntas ao vendedor: eu não precisei fazer nenhuma pergunta ao vendedor, pois tudo o que eu queria saber, encontrei quando li toda a página do produto, mas caso surja qualquer dúvida, é aconselhável que você pergunte antes de apertar o botão "comprar". É o seu dinheiro e você não está nenhum pouco afim de jogá-lo fora né? 

Dica #6 - Pesquise outros produtos do mesmo vendedor: essa dica aqui eu dou para que vocês não cometam a mesma burrice que eu (hehehehehe), eu pesquisei tudo antes de comprar, e comprei. Logo depois me bateu a curiosidade de saber o que mais o vendedor vendia e adivinhem? Encontrei o mesmo produto, só que com mais coisas (um kit maior), só um pouco mais caro. Mas eu já tinha comprado e não quis pedir pra trocar o produto nem nada, porque queria uma compra rápida e tranquila, sem dores de cabeça. Então, antes de apertar o botão "comprar", pesquise se o vendedor não tem um kit maior pelo mesmo preço ou só um pouco mais caro, ok?

Dica #7 - Fique ligado no seu e-mail: depois de comprar me bateu uma crise de ansiedade sem tamanho, fiquei o tempo todo atualizando meu e-mail e no dia seguinte já recebi o código de rastreamento para saber por onde andava meu produto, e isso me deixou mais aliviada (porque mesmo tendo pesquisado tudo isso, eu ainda tinha medo de não dar certo).

Dica #8 - Só aperte o botão comprar depois de ter certeza de que vai comprar: essa dica é muito mais para ajudar o vendedor, se você clica no botão comprar e depois desiste da compra, isso gera um feedback negativo para a reputação do vendedor, e se ele é um bom vendedor como o meu, não merece isso né? Isso ajuda, inclusive os outros compradores a qualificar o vendedor como bom. Ah, não esquece de deixar lá o seu comentário e qualificação, é rápido e útil para as outras pessoas.

Dica #9 - Parcelado tem juros: isso não é uma dica, é mais um alerta! Saiba que se o produto que você está comprando custa R$500,00, parcelado em 12 vezes, ficará R$800,00 (exemplo, tá?). Então junte a grana e pague à vista, ou parcele o mínimo que puder, ou abrace os juros e pague mais pelo produto. Claro que, pesquisar o vendedor que tem menos % juros também é valido, mas não é o mais importante, o mais importante é saber se ele tem boas recomendações!

Espero que tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis para vocês! 

O que eu comprei? Uma câmera profissional (depois vou contar sobre ela aqui)
Link do meu vendedor: Clique aqui.


Me acompanhem também nas redes sociais: 
FANPAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE PINTEREST | SNAPCHAT: CAMILACASSIANO


You Might Also Like

6 comentários

meus posts no seu e-mail

Seguidores no Google+