Dicas de inglês

O GUIA DEFINITIVO DE como aprender e melhorar o seu inglês em casa rápido!

terça-feira, novembro 01, 2016


Hi everyone! What are you up to?
Se você chegou até esse post, provavelmente é porque gosta de inglês (ou de qualquer outra língua), quer viajar e quer melhorar. Como estou estudando muito sobre a língua inglesa para realizar o sonho de fazer um intercâmbio em breve, e não quero guardar todas as dicas só para mim, criei este post para ajudar vocês e para que eu também possa revisar e não esquecer nunca.
Se prepara que este post vai ser bem completo e longo.

Primeiro você precisa entender quais os fatores que você deve aprender, são eles: ouvir, falar, ler e escrever. São os 4 fatores que, se você conseguir executar com perfeição, poderá se considerar fluente.

A primeira dica é básica, mas é a que vai te dar o start necessário: mude tudo para o inglês ou para a língua que você deseja aprender. Mude as configurações do seu celular, do seu facebook, do seu computador, de tudo. Faça o inglês penetrar na sua vida e no seu dia-a-dia.
A segunda dica vale para todos os fatores: se você tem amigos com o mesmo propósito de aprender inglês, pode criar grupos no skype, no whatsapp ou mandar facetime para conversar só em inglês, assim vocês treinam o listening, talking, reading e writing juntos.
A terceira dica é: estude gramática, você pode baixar essa apostila completinha clicando aqui para estudar.
A quarta dica é: foque em situações do dia-a-dia, lá no final do post tem uma lista bem grande com situações para você criar diálogos, pois quando você viajar, são essas situações que vão te salvar. Me lembro até hoje de quando fui para Miami e queria muito ir ao banheiro, quando lembrei como pedir essa informação. "How can I get to the bathroom?" e o cara falou muitas coisas, mas eu só entendi o "left" e eu fui para a esquerda e cheguei no banheiro.

Agora vamos ver como podemos treinar os 4 fatores:

esse é o meu material de apoio, além disso também uso apps como o Duolingo e dicionários online, ainda quero comprar mais coisas.

Listening - Ouvindo
Exercite seus ouvidos para que eles entendam tudo o que ouvem na língua que você quer estudar. Esse é o fator mais difícil, na minha opinião, pois cada pessoa fala de uma forma diferente, numa rapidez diferente, e a gente não consegue controlar o que elas dizem, tem quem fale palavras que ainda não está no nosso conhecimento. Para exercitar o listening, você pode:

Estudar músicas - abra o site letras e escolha 1 música estrangeira por dia. Escute ela 3 vezes somente prestando atenção no que o cantor está falando. Depois escute ela lendo a letra em inglês. Logo depois, tente traduzir o que conseguir usando um caderno ou o word, e as palavras e frases que você não conseguir traduzir, basta procurar em um dicionário ou o google. Por fim, abra a tradução da música e confere se você traduziu certo, mas não se preocupe se uma outra palavra estiver com o sinônimo, o importante é pegar o sentido da música. Por último ouça a música de novo, agora entendendo tudo o que ela diz. Faça isso todos os dias, com uma música diferente.
Filmes, séries, desenhos animados - eu diria para começar com desenhos animados e coisas voltadas para às crianças, pois naturalmente estes programas usam uma linguagem mais fácil de entender. A primeira coisa é assistir tudo em inglês com legenda em português, depois assistir tudo de novo com a legenda em inglês e o áudio também. Por último, assista sem legenda, com o áudio em inglês. Se você pegar um episódio de um desenho com 10 minutos todos os dias, em breve estará craque! E aí você pode criar um cronograma: na primeira semana desenho animado, na segunda um episódio de série por dia, e na terceira um filme por dia, ou, como filmes são mais longos, faça um capítulo de desenhos e séries por dia e um filme nos finais de semana.
TV - se você tem o hábito de assistir televisão, aperte a tecla SAP, e assista em inglês pelo menos 1 vez por semana.
Áudio 40 frases em inglês - essa dica eu peguei no blog Diário de Aviação, baixe aqui um áudio com 44 frases que são usadas no dia-a-dia em inglês e as ouça a primeira vez apenas prestando atenção em cada uma delas. Na segunda vez, abra o word e tente escrever exatamente o que se fala nelas. Após isso, baixe aqui as 44 frases escritas e confira se você escreveu certo. 

comprei um caderninho super simples de R$5,00 e encapei com uma cartolina decorada e escrevi com EVA preto, ficou essa fofurinha, nesse caderno escrevo vocabulário e anoto dicas.

Talking - Conversando
Exercite sua fala e sua pronuncia em inglês para que as pessoas possam entender perfeitamente tudo o que você diz. Para treinar pronúncia você pode prestar muita atenção em filmes, músicas e na fala da tradutora do google translate e repetir as palavras. 

Chatroulette - o Chatroulette é um site de chat, clique aqui para aprender a usá-lo, em que pessoas do mundo inteiro se comunicam aleatóriamente. Nele você não pode escolher com quem conversar, então como são pessoas de todo o mundo, a língua usada é o inglês, o melhor é que muita gente também está aprendendo, então um pode ensinar o outro, lá você pode apenas escrever, ou entrar no skype para falar. O legal do chatroulette é que além de treinar o inglês, você pode fazer amizades para a vida toda.
Gravador - Escreva um texto de diálogo do dia-a-dia, por exemplo: o que você geralmente fala para quem mora contigo no café da manhã? Pense nisso e escreva. Depois pegue o gravador do seu celular e se grave falando. Se escute inúmeras vezes para ver se sua pronúncia está boa, se você consegue falar corretamente cada palavra. Não se desespere: no início tente falar palavra por palavra, até conseguir pronunciar cada uma de forma correta, a rapidez na fala vem com o tempo e a prática, o importante é falar certo e não rápido.
Conversar sozinha - não sei vocês, mas quando estou tomando banho, crio diálogos, discursos e vou tentando falar em inglês, nas palavras em que eu travo, depois do banho eu corro para procurar o significado. O bom de fazer isso é que você já consegue entender as palavras que você tem dificuldades, então quando chegar no exterior, você não vai mais travar com essas palavras.
Google Translate - você pode usar o google transalte para entender como se pronuncia as palavras em inglês, basta clicar no auto-falantezinho que fica em baixo da palavra traduzida, assim você pode repetir a palavra junto com a tradutora do google.

esses gibis são super fáceis de encontrar em banca de jornal ou no site da Panini, ler em voz alta ajuda muito na pronúncia e é uma ótima opção para quem não é tão fã de ler ou é iniciante, os gibis tem uma linguagem bem descontraída, bastante figuras e texto curto.

Reading - Lendo
Exercite sua leitura para que, quando ver alguma placa, alguma legenda, algum texto, você consiga entender perfeitamente do que se trata.

Facebook, celular, computador - como eu disse lá no início, se você apenas mudar as configurações do seu celular, por exemplo, já vai conseguir melhorar um pouco o seu reading.
História em Quadrinhos - assim como os desenhos animados, as HQs tem uma linguagem mais fácil de entender, além de serem acompanhadas de desenhos que ilustram a fala dos personagens, o que é ótimo para quem está iniciando no inglês. Você pode ler HQs online ou procurar em livrarias para comprar. Eu comprei gibis da Turma da Mônica em inglês em uma banca de jornal.
Estudo de textos - você pode procurar por textos em inglês no google e tentar traduzir linha por linha, sublinhando as palavras que você não entendeu, no final basta procurar o significado destas palavras e ler o texto por inteiro para ver se faz sentido para você.
Livros - você pode ler o livro marcando as palavras que você não entende e procurando na hora o significado delas e no final analise se você entendeu a história do livro, provavelmente sim.

achei este livro aqui em casa mesmo, ele era da minha mãe, mas sei que existe a versão Como Dizer e Escrever Tudo em Inglês. Ele é ótimo, te ajuda em diversas situações, já me ajudou a escrever uma carta.

Writing - Escrevendo 
Exercite sua escrita para que consiga redigir um bom texto em inglês, para se comunicar com seus amigos estrangeiros.

Anotando - tire 5 minutos por dia para escrever em inglês o nome de tudo o que você vê: céu, chão, cadeira, escada, mesa, sofá, tapete, estante, tudo. Essas coisas fazem parte do seu dia-a-dia, e quando você for para outro país, possivelmente vai precisar falar elas em algum momento. Depois confira se você escreveu as palavras de maneira correta.
Diálogos - lembre de um diálogo que você teve com quem convive com você e o escreva em português, depois traduza para o inglês e as palavras que você não souber, consulte um dicionário.
Textos - pegue um texto já existente em português e o transcreva inteiro em inglês, consultando sempre o dicionário para alguma palavra que não entende.
Revistas de exercícios - sabe aquelas revistas "Coquetel" com caça-palavras e palavras-cruzadas? Encontrei algumas na banca de jornal, mas completamente em inglês, elas me ajudam muito a conhecer palavras novas e a forçar meu cérebro para pensar em inglês. Juntando todos os gibis e revistinhas que comprei, gastei R$20,00 apenas.

essas, sem dúvidas, são as melhores revistinhas para treinar o seu inglês, pois elas te forçam a pensar em inglês, a pesquisar, a aprender. Existe também uma versão mais grossa e completa que vou comprar assim que acabar essas.

Canais no YOUTUBE (clique em cima de cada nome para ser redirecionado ao canal e se inscrever)
- Carina Fragozo
- Cintia Disse
- Cintya Sabino
- Small Advantages
- Tim Explica
- Inglês com séries
- Narrara na América

Agora que você já tem todas as dicas para aprender e melhorar o seu inglês, o que mais você precisa? 

• Rotina •

Segunda-feira
Listening: 
Estudo de música
1 Episódio de desenho animado 
Reading:
Estudo de 1 texto
+ 20 minutos de gramática (baixe a apostila clicando aqui)

Terça-feira
Talking:
Gravador - grave cinco diálogos com situações do dia-a-dia. 
Writing:
Anotando tudo o que vê em 5 minutos.

Quarta-feira
Listening:
Estudo do áudio com 44 frases 
Estudo de música
Reading:
Leia 5 HQs pequenas
+ 20 minutos de gramática

Quinta-feira
Talking
Gravador: crie 5 diálogos com situações do dia-a-dia,
Writing:
Escreva uma declaração carinhosa para seu namorado, melhor amiga ou mãe.

Sexta-feira
Listening:
2 episódios de desenho animado
Estudo de música
Reading:
Comece a leitura de um livro para o final de semana
+ 20 minutos de gramática

Sábado
Talking, writing, listening and reading: Fique 2 horas no chatroulette.

Domingo
30 minutos de gramática

Situações do dia-a-dia para criar diálogos:

• Sacando dinheiro no banco
• Conversa no café da manhã
• Você pegou o ônibus errado 
• Fazendo uma nova amizade
• Desmarque um compromisso porque está com dor de cabeça
• Fazendo um pedido em um restaurante
• Fazendo compras
• Primeiro encontro
• Pedindo informações de localização
• Indo ao salão de beleza
• Entrevista de emprego
• Primeiro dia de aula na escola
• Aconteceu um acidente e você tem que ligar para a emergência
• Dando informações de localização para alguém
• Pedindo permissão para sair no final de semana
• Falando para o médico o que você está sentindo
• Contando para alguém o que você gosta de fazer no tempo livre
• Conversando sobre profissão
• Convidando alguém para ir ao cinema
• Pegando um taxi
• Perguntando à uma criança, quais são os desenhos animados favoritos dela
• Descrevendo seu quarto
• Descrevendo a aparência e personalidade da sua mãe e do seu pai
• Contando como é a sua família no geral
• Falando de você, sua personalidade, gostos e aparência
• Falando sobre seus sonhos e vontades
• Na balada, perguntando se alguém quer dançar com você
• Falando no telefone com alguém especial que você não vê há anos
• Pedindo um favor à alguém
• Dizer que está muito apertado para ir ao banheiro
• Perguntar à uma pessoa quais são os planos e sonhos dela
• Dizer à alguém quais exercícios físicos você mais gosta de fazer
• Contar quais são suas comidas favoritas, as que você não gosta e o que você tem costume de comer
• Fale seu estilo musical favorito
• Conte quais são os filmes e séries que você mais gosta de assistir
• Fale toda a sua rotina do dia-a-dia
• Convide alguém para viajar ou conhecer um lugar legal e o que vocês podem fazer lá
• Quais são as coisas que mais te irrita?
• Descreva o corpo humano
• Descreva a roupa que está usando agora
• Conte quais são seus medos
• Fale do dia mais marcante da sua vida
• Fale para alguém quais são as características que você mais gosta e as que menos gosta nela
• Conte o que você está fazendo agora
• Fale o que você comeu ontem o dia inteiro
• Conte a coisa mais relevante que aconteceu no seu mês
• Conte como foi a sua infância
• Fale sobre as matérias que você mais gostava na escola
• Peça para alguém fazer silêncio, pois você está tentando ler um livro

O post que me inspirou para criar isso tudo foi este aqui, do Diário de Aviação.

You Might Also Like

0 comentários

Não esquece de deixar seu comentário, tá? Ele me anima a escrever mais e mais!

meus posts no seu e-mail

Seguidores no Google+