Comportamento

9 filmes para quem gosta de psicologia e psiquiatria

quinta-feira, janeiro 05, 2017


Comecei o ano pesquisando tudo sobre psicologia, pois pretendo iniciar o curso em breve, entre uma pesquisa e outra, descobri 9 filmes para quem gosta de psiquiatria e psicologia, alguns deles, como Pele que Habito e O Silêncio dos Inocentes, eu já havia assistido, mas vou assistir novamente para refrescar a memória e enxergar com olhos de futura estudante. Então achei que seria interessante trazer esses títulos para cá, talvez ajude outras pessoas interessadas no assunto. Nessa lista temos um filme brasileiro e um de animação, o que achei demais. Então, vamos conferir?


Ilha do Medo

Sinopse: 
1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.
(retirado de: www.adorocinema.com)


Pele que habito

Sinopse:
Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Bianca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair.  O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.
(retirado de: www.adorocinema.com)


Um estranho no ninho

Sinopse:
Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".
(retirado de: www.adorocinema.com)


Bicho de sete cabeças

Sinopse:
Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
(retirado de: www.adorocinema.com)


 Mary e Max

Sinopse:
Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.
(retirado de: www.adorocinema.com)


Número 23

Sinopse:
Walter Sparrow (Jim Carrey) é um simplório pai de família, que ganhou um livro de presente de sua esposa, Agatha (Virginia Madsen). Chamado "O Número 23", o livro narra a obsessão de um homem com este número e como isto começa a modificar sua vida. Ao lê-lo Walter reconhece várias de suas passagens, como sendo situações que ele próprio viveu. Aos poucos ele nota a presença do número 23 em seu passado e também no presente, tornando-se cada vez mais paranoico. Como o livro termina com uma morte brutal, Walter passa a temer que ele esteja se tornando um assassino.
(retirada de: www.adorocinema.com)


O Silêncio dos Inocentes

Sinopse:
A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.
(retirada de: www.adorocinema.com)


Psicose

Sinopse:
Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
(retirada de: www.adorocinema.com)


Um Método Perigoso

Sinopse:
Dirigido pelo cultuado David Cronenberg, o longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) faz nascer a psicanálise. Aborda a intensa e polêmica relação da dupla com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley). O filme foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.
(retirada de: www.adorocinema.com)

Conta aqui nos comentários quais você já assistiu e quais te despertou mais interesse, pode ser? Beijo!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi, Camila. Tudo bem?
    Esse tipo de gênero não é muito a minha praia, mas é delicioso assistir a um filme com um final surpreendente e filmes que mexem com o nosso psicológico sempre têm reviravoltas. Então, acabo me rendendo, haha.
    Eu AMO A Pele que Habito com todas as minhas forças! Definitivamente um dos melhores filmes que eu já assisti em toda a minha vida (que não é tão longa assim, haha). Estou para assistir O Silêncio dos Inocentes e fiquei curiosa sobre outros da lista!
    Você já assistiu Cisne Negro? É na mesma linha, acho indispensável para quem curte psicologia (e olha que eu nem sou da área).

    Com amor,
    cartasparacarolaine.blogspot.com // @cartasparacarolaine

    ResponderExcluir

Não esquece de deixar seu comentário, tá? Ele me anima a escrever mais e mais!

meus posts no seu e-mail

Seguidores no Google+